Curiosidades, Notícias, saúde mental

Em meio à crise, será que as empresas precisam se reinventar?

Sabe aquela ansiedade ao ouvir todos falando que é hora de inovar? Hora de mudar e se reinventar neste momento de crise. Mas será mesmo? Será que as empresas precisam realmente se reinventar?

Essa é uma pergunta bem importante para se fazer, pois para muitos modelos de negócios e empresas, realmente pode ser imprescindível uma mudança neste momento. Porém, para outros modelos de negócios e empresas, é o momento ideal para se organizar, melhorar a gestão e os processos do seu próprio modelo de negócio, pensando na retomada do crescimento pós crise.

O primeiro passo é se perguntar se a empresa tem feito o “feijão com arroz” de maneira eficaz? Será que o básico esta bem feito? A empresa faz o essencial? E quando se refere ao bem feito, não significa que deve ser perfeito, mas sim bem feito.

“Pensar desta forma e focar nas necessidades não tem nada a ver com se reinventar, mas sim em como melhorar.”
Marcos Fortuna
Diretor executivo da TwoDogs

Assim sendo, não importa o tamanho da empresa, pois mesmo em empresas com apenas uma pessoa, é possível melhorar a gestão e se transformar de maneira eficiente. Basta querer, afinal de
contas, é importante ter em mente que para crescer é necessário se organizar e pensar como uma grande empresa. A busca pela perfeição, em muitos momentos, pode atrapalhar a execução de um bom plano. Desta forma, é melhor algo bem feito ao invés de um perfeito que não sai do papel.

“Seja prático, objetivo e faça! Se não tem computador, faça em um folha de papel, o importante é fazer independente das ferramentas”, afirma Marcos Fortuna.
O empresário deve se perguntar com frequência: O que é o básico no seu negócio? Quais as atividades essenciais para realizar bem feito o trabalho? O que é possível fazer para entregar o “feijão com arroz” de maneira eficiente? E então, ao encontrar as respostas para essas perguntas básicas, o empresário deve focar em fazê-las da melhor forma possível.

Vale destacar que não se trata de reinventar nada, mas sim em melhorar o que já se faz para se destacar no mercado.

Se a empresa é uma Pizzaria, por exemplo, qual é o básico que precisa ser feito?
Talvez seja fazer a pizza com o mesmo sabor, independente do cozinheiro. Desta maneira, a pergunta que deve ser feita é: Como fazer a mesma pizza, com o mesmo sabor todas as vezes que eu, ou outra pessoa
estiver produzindo a pizza? A solução pode ser, escrever o processo, as receitas e os tempos.

Ao pensar desta forma e focar nas necessidades não tem nada a ver com se reinventar, mas sim em como melhorar.

Marcos Fortuna
Diretor executivo da TwoDogs

Deixe um comentário

Estamos sem WhatsApp no momento, apenas ligações telefônicas. Se precisar entrar em contato via WhatsApp, utilize o número (11) 99280-8999

Popular requests:
Comece a digitar para ver os produtos que você procura.