Cicloturismo: o que não pode faltar em uma viagem de bicicleta
Para você que não dispensa uma aventura em duas rodas, o cicloturismo é um “prato cheio”. Mas antes de levar sua bike para viajar, é preciso planejamento. Se você está começando nesta modalidade, precisa entender o que é o cicloturismo e suas categorias.
Como o nome já diz, este é um tipo de viagem focada no turismo, ou seja, nada de competição! Não importa quanto tempo você levará até o seu destino, o objetivo é conhecer novas culturas, visitar patrimônios históricos e/ou simplesmente relaxar.
Logo que você decidir cair na estrada de bicicleta, saiba que poderá fazer isso de duas formas:
Autônoma: sua viagem pode ser individual ou em grupo, mas neste caso, cada um ficará responsável por carregar a própria bagagem e também por toda a estrutura necessária para cumprir o percurso.
Com suporte: nessa opção, você será acompanhado por um carro de apoio que ficará responsável pelo transporte das bagagens e outros itens necessários para o seu conforto. Algumas agências de turismo organizam esse tipo de passeio, e a elas compete também ficar responsáveis por hospedagens, alimentação e guias.
Seja um cicloturista autônomo ou escolha por fazer o trajeto com suporte, se aventurar com sua bicicleta vai exigir uma série de preparos. A seguir, você confere o que não pode faltar para aproveitar ao máximo sua viagem!
7 dicas para organizar seu turismo de bike
- Prepare-se fisicamente: é muito importante que você tenha um excelente condicionamento físico para suportar um pedal de longa distância, evitando riscos à sua saúde.
- Calcule a distância do trajeto: assim, você terá uma noção de quantas paradas serão necessárias e quais itens serão indispensáveis para sua viagem.
- Verifique as condições da estrada e as variações climáticas que poderão ocorrer durante o percurso.
- Não esqueça seu kit de segurança: sinalização para bike, roupa adequada para ciclismo, capacete, ferramentas para reparos, etc. É interessante também viajar com seu seguro em dia – afinal, você vai precisar estacionar sua bicicleta em diversos lugares.
- Escolha da bicicleta: para tudo ocorrer bem, sua bike precisa atender às suas necessidades como conforto, resistência, fácil manutenção e versatilidade, pois ela precisa ter um bom desempenho em tipos de terrenos variados.
- Kit necessidade básica: itens de higiene, primeiros socorros, água, alimentos fáceis de serem consumidos, dinheiro, documentos pessoais, etc. Imprevistos podem acontecer, então esteja preparado.
- Escolha do destino: pense em um lugar incrível, com várias atrações para visitar e aproveite!
E aí anotou as dicas? Agora que você já sabe o que é cicloturismo, convide os amigos do pedal e inicie mais uma aventura sobre duas rodas.
Até a próxima!