Atualmente, o surf tem se tornado mais que um mero esporte. Virou um estilo e vida que mexe com o emocional das pessoas. Além de envolver sentimentos e superações, a prática transformou a vida de pessoas como o Serginho Laus, atual recordista mundial de surf na pororoca.
Mas, quem é Serginho Laus?
Desde pequeno, quando Serginho Laus caminhava pelas praias de Balneário Camboriú, ele tinha certeza que poderia realizar seu sonho: ser um grande surfista!
27 anos se passaram e cá está ele com seu nome estampado no Guinness Book (livro dos recordes) como recordista mundial de surf na onda mais longa do mundo, duas vezes.
Para quem não sabe, pororoca é uma onda de maré que acontece apenas na Lua cheia e Lua Nova. Os fluxos das águas do oceano e de grandes estuários formam ondas que navegam rio adentro por horas.
A prática é arriscada, por isso deve-se contar com uma equipe profissional de apoio. Muitos são os obstáculos encontrados durante o percurso, como plantas, pedaços de madeira e até animais.
Todas essas condições climáticas da natureza não foram capazes de fazê-lo desistir e sim, o motivaram a explorar esse universo mais a fundo. Além de sua paixão pela pororoca, Serginho ainda tem vontade de participar do Campeonato nas Maldivas, onde surfam diversas pranchas em condições clássicas.
Quer saber mais sobre nossa entrevista com ele? Confere abaixo:
TwoDogs: Qual seu recado para quem quer começar a surfar nesse verão?
Serginho Laus: O surf é um esporte desafiador e empolgante. Quem quiser começar a surfar, sugiro procurar alguma escola de surf ou professores particulares para que tenha uma evolução mais rápida e segura. Bons e corretos equipamentos fazem a diferença nesse processo também. Tenha respeito pelo mar e pela natureza, rema para o fundo e acredita que dá.
TwoDogs: Dessa nova geração do surf quem você mais acompanha e admira?
Serginho Laus: A nova geração está cada vez mais a frente dos tempos! Hoje já podemos separar a nova e a novíssima geração, pois ”mulequis” de 08 a 10 anos de idade já estão surpreendendo. Já no nosso arsenal: Filipe Toledo, Gabriel Medina, Jesse Mendes, Yago Dora, William Cardoso, Ian Gouveia e outros são fora da caixa também.
TwoDogs: Quais seus próximos passos? Programação de 2017/2018 ?
Serginho Laus: Quero desbravar todas as pororocas do mundo!
A principio faltam 3 novas ondas, mas acho que a lista vai aumentar pelo menos mais 2 novos picos que estamos pesquisando. Além disso, continuar como Surf Coach, dando aulas e treinando atletas, ministrando palestras motivacionais e educacionais, gerando conteúdo.
Minha programação é explorar o Canadá, Malaysia e Indonésia, além do Brasil!
TwoDogs: Agradecimentos?
Serginho Laus: Quero agradecer meus patrocinadores, que me ajudam a realizar todos esses feitos, além da minha família e amigos.
Muito obrigado a BackWash, HB, Goofy, PowerLightSurfBoards, Bullys, SAFE Corretora, Suntech Grip System e a TwoDogs.
Siga o Serginho nas redes sociais: