StandUp Paddle ou simplesente SUP pode parecer à primeira vista algo de outro mundo e qualquer coisa menos um esporte.
Na realidade, para praticá-lo não é necessário muito. A única coisa que a pessoa precisa é remar em pé em cima de uma prancha. Fácil não é?
Muita gente já deve ter feito isso e nem sequer sonhado que estava praticando um esporte. Mas o que interessa mesmo é a popularidade que o SUP vem ganhando, além, é claro, de proporcionar para os amantes da natureza uma ótima oportunidade de contato e liberdade.
Os praticantes desse esporte já tratam a prática como um estilo de vida. A história do SUP vai bem mais longe, contrariando aqueles que pensam que se trata de uma novidade.
Tudo aponta que o StandUp Paddle surgiu na década de 40. Na época, certos instrutores de surf tinham o hábito de remar em pé em cima de pranchas enormes de madeira para acompanhar os seus alunos.
Obviamente não havia nada que caracterizasse esse hábito como esporte, mas com o passar do tempo cada vez mais pessoas começaram a repetir o hábito e tudo foi tomando forma. Equipamentos mais apropriados foram sendo criados ao longo dos anos.
Como começar?
A prática do SUP é bem tranquila e simples, mas alguns pontos precisam ser observados. Por exemplo, antes de começar a remar o ideal é que a pessoa busque um instrutor e se informe bem sobre qual o equipamento mais adequado para você.
As pesquisas iniciais são muito importantes para que a pessoa comece bem. Um equipamento alinhado com o perfil do praticante proporcionará maior agilidade e facilidade, e também não prejudicará o seu desempenho.
Tão importante quanto o equipamento é a preparação do corpo. Mesmo não sendo um esporte muito exaustivo é interessante que a pessoa faça alguns alongamentos antes de começar a remar.
Atualmente já existem campeonatos de StandUp Paddle, mas esse é um passo bem adiante. A dica para quem vai começar é aproveitar a liberdade e o contato com a natureza que esse esporte proporciona.
E aí, curtiu? Visite a nossa loja e adquira já o seu StandUp Paddle!