O inverno começa oficialmente na segunda-feira que vem, mas você não vai deixar de pedalar só porque esfriou, né? Além disso, apesar de o frio não ser tão rigoroso em algumas partes do Brasil, os meses mais chuvosos também coincidem com essa estação.
Pensando nisso, a gente separou algumas dicas para te ajudar a encarar esse período, de forma que isso não se torne um empecilho na hora de você se exercitar ou se locomover. Confira!
Capriche no aquecimento
Nesse período de temperaturas mais baixas, o risco de lesão aumenta. Então, é fundamental que você tenha bastante atenção no aquecimento antes de iniciar a sua pedalada no inverno.
Sendo assim, comece o pedal com uma intensidade baixa e vá aumentando aos poucos. Dessa forma você garante um bom aquecimento e previne lesões. Na dúvida de como fazer da maneira mais adequada, peça ajuda a um profissional.
Atenção para as vestimentas
Seja para andar de bicicleta no frio ou na chuva, é muito importante que você esteja com uma roupa que garanta a sua proteção.
Para pedalar no frio: crie camadas para manter a sua temperatura ideal controlada. Primeiramente, faça uma camada com uma sobrepele de tecido respirável, mais justa ao corpo. Na segunda camada, use uma camisa normal, de algodão mesmo. Por fim, utilize uma jaqueta corta-vento.
Para pedalar na chuva: neste caso, a corta-vento também pode ajudar, mas você também pode optar por uma capa de chuva. Se a sua mochila não for impermeável, leve roupas extras e uma toalha em sacos plásticos, por exemplo. Sempre que possível, utilize roupas próprias para ciclistas. Assim, você garantirá maior conforto e proteção adequada para o seu exercício.
Hidrate-se e cuide da sua alimentação
Com o clima mais frio, o ar fica mais seco. Por isso, precisamos nos manter sempre bem hidratados. Nesse sentido, uma garrafinha por hora de pedal seria o ideal.
Da mesma forma, outro ponto que merece sua atenção é a alimentação. Nesse período do ano, devemos aumentar o consumo de carboidratos, principalmente antes de praticar atividades físicas intensas. Afinal, o corpo humano queima muitas calorias para tentar nos manter aquecidos.
Enfim, não corra o risco de sofrer o desagradável “prego de fome”. Pois, quando chega a este ponto, o ciclista perde suas forças e ainda corre o risco de ter uma queda no sistema imunológico.
Prepare a sua bike
Certifique-se de ter espaço disponível na sua mochila para que, caso você sinta a necessidade de tirar uma das camadas de roupas, tenha como guardá-la. Além disso, utilize um porta volumes como bolsas de guidão ou então cestas para levar alguns itens essenciais. Por exemplo: alimentos fáceis de serem consumidos, protetor labial, água, entre outros.
Agora que você já sabe como garantir uma pelada no inverno, clique aqui para conferir nosso catálogo e escolher os melhores equipamentos para a sua experiência. Até a próxima!