Esportes, Skate, Surf

Conheça as 5 novas modalidades esportivas das Olimpíadas

dadadaaadadadad

Os Jogos Olímpicos tiveram sua origem lá em Olímpia, na Grécia Antiga, em homenagem aos deuses gregos. De início o único esporte praticado era a corrida, que dominou três edições.

Em 2020 os Jogos Olímpicos serão realizados na cidade de Tóquio, no Japão. Até o momento a competição conta com 33 modalidades de esporte, sendo cinco inéditas. Entre eles estão o surfe, o skate, o beisebol, o karatê e a escalada.

1 – Skate
homem andando de skate em uma pista

A origem desse esporte até hoje continua incerta. Acredita-se que o skate surgiu nos anos 1960 quando havia época de seca e maré baixa na Califórnia. E aí os surfistas para aproveitarem período colocavam rodas de patins nas pranchas e andavam pelo asfalto.

A modalidade se popularizou nos anos 1970 quando o engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy fabricou rodas de material mais seguro, o poliuretano. Antes elas eram feitas de ferro ou de baquelite, um plástico mais duro, ambos não ofereciam nenhum tipo de segurança. Aí foi que o esporte tomou gosto popular, sendo criadas diversas modalidades, como Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical, originando o skate moderno.

No Brasil temos vários atletas altamente reconhecidos no esporte. Sandro Dias, por exemplo, mais conhecido como Minerinho, é Hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding, tricampeão europeu e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles.

2 – Surf
homem surfando com uma prancha no mar

A origem desse esporte é disputada entre os peruanos e os polinésios. No entanto sua evolução se deu no Havaí já que o povo havaiano dominava a prática com grandes habilidades

Os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que a sua prática seria um culto ao espírito do mar. Assim, o reconhecimento mundial dessa modalidade veio com o pai do surfe moderno Duke Paoa Kahanamoku. No início do século XX promoveu o surfe iniciando demonstrações em diversas regiões do mundo como a Califórnia, França, Austrália, América do Sul e África.

Aqui em nosso país temos vários surfistas de renome. Um dos mais conhecidos atualmente é o atleta Gabriel Medina, que no ano de 2018 se tornou bicampeão mundial do WCT.

3 – Karatê
homem lutando caratê na rua

A origem do esporte se deu na ilha de Okinawa. Ela foi pertencente aos poderes da China e depois do Japão. Assim o Karatê se tornou uma mescla das culturas chinesa e japonesa.

Para evitar a rebelião da população, os fidalgos do Japão, que controlavam o país, proibiram o uso de qualquer tipo de arma. Sendo assim, a população começou a utilizar o próprio corpo para autodefesa. Esse método ganhou no nome de Okinawa-te.

Como cada mestre realizava sua própria forma de praticar o karatê, surgiram então diversos estilos do esporte.

4 – Escalada
pessoas escalando uma montanha

Esse esporte é um dos mais perigosos dos cindo que foram incluídos nas olimpíadas Tóquio 2020. Derivado do montanhismo e alpinismo, a escalada se consolidou como esporte nos anos 1960 com as novas técnicas desenvolvidas e treinos rigorosos para os esportistas alcançarem as maiores altitudes.

5 – Beisebol
homem jogando uma partida de beisebol

De origem incerta, o beisebol é um dos esportes mais conhecidos dos Estados Unidos. Alguns dizem que essa modalidade surgiu como uma derivação de esportes praticados pelos ingleses, que usavam taco e bola, como o Cricket. O esporte é o único da lista a já participar das olimpíadas.

Um dos primeiros times fundados nos Estados Unidos foi o Knickerbocker Base Ball Club of New York, por Alexander Cartwright, um bombeiro de Nova York que hoje é considerado o “pai” do baisebol moderno.

E aí gostou de saber sobre as novas modalidades? Conta pra gente nos comentários qual seu favorito 🙂

Siga-nos nas redes sociais: facebook e instagram

Pesquisa Two Dogs Clique Aqui

Popular requests:
Start typing to see products you are looking for.

Escolha onde você prefere comprar 😎