A prática de esportes radicais deixa a flor da pele sensações de liberdade, emoção, aventura, êxtase, superação de limites e muito mais.

Mesmo com todas as vantagens que o esporte pode proporcionar, não ter o cuidado devido com suas práticas pode causar acidentes sérios.

Veja a importância de utilizar equipamentos de segurança para a prática de alguns esportes.

Desde corrimãos gigantes, escadas altíssimas até um gramado inofensivo. Os obstáculos e desafios da prática de alguns esportes apresentam risco de quedas, fraturas e lesões.

Para amenizar esses eventuais acidentes que podem ocorrer, é indispensável o uso de equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e outros itens que falaremos a seguir.

Equipamentos de proteção são ideais para proteger o corpo e partes sensíveis como articulações de fraturas e lesões.

Os itens amortecem o impacto do corpo contra o possível obstáculo e seguram boa parte do choque em seus materiais. Veja a seguir a definição e algumas curiosidades de cada elemento de proteção:

CAPACETES

O uso de capacete é indicado para praticamente todos os tipos de esportes radicais, uma vez que fraturar o crânio pode causar problemas sérios e/ou irreversíveis.

Além de proteger contra quedas ou colisões, também protegem contra objetos ou destroços.

O uso de capacete pode ser visto como algo “careta” por alguns atletas – principalmente praticantes de skateboard.

Contudo, seu uso é a forma mais barata e inteligente de prevenir danos que podem fazer o atleta deixar de praticar o esporte por meses.

Ficar de canto olhando o pessoal dar rolê é mais careta do que usar capacete, não acha?

Recomendações de uso

Use a suspensão do capacete ajustada e nunca deixe solta. Se o capacete estiver solto e você sofrer um acidente, o capacete vai voar longe e você estará desprotegido.
Não use capacetes danificados, com defeito ou que não sirvam adequadamente na sua cabeça.

Alguns esportes que o uso de capacete é indicado: ciclismo, skate, patinação, hóquei, futebol americano, beisebol, rappel, alpinismo.

LUVAS

O uso de luvas, especialmente para ciclistas, parece não ser levado muito à sério por atletas, pois alguns pensam ser apenas um aparato estético.
Se engana quem pensa que esse item é apenas para estilo, pois a luva de ciclismo é muito importante, tanto para o conforto como para a segurança de quem está usando.

Além de proteger as mãos em caso de quedas, as luvas proporcionam conforto para pedaladas de longa distância e também para terrenos acidentados.

Lembre-se que, caso você tenha controle sobre uma queda de bike, a primeira coisa que vai fazer é tentar se apoiar e colocar as mãos no chão. Por isso, considere um par de luvas um item essencial para qualquer rolê.

PROTETOR DE PULSO

Como o próprio nome já diz, os protetores de pulso, ou “munhequeiras” como são conhecidas, dão proteção e firmeza aos pulsos dos atletas, além de evitar distorções graves.

Esses acessórios se apresentam em vários modelos, materiais e dimensões diferentes, então esteja atento na hora de adquirir o seu, para que seja adequado para você.

Alguns atletas dizem que o uso de protetores de pulso auxilia na performance e desempenho, mas sem fontes ou estudos sobre o caso, preferimos apontar o uso apenas como equipamento de segurança essencialmente importante.

COTOVELEIRA

O uso de cotoveleiras também é bastante importante para a proteção dessa área do corpo.

Qualquer atividade física que exerça grande impacto nessa área pode causar dores na articulação e cansaço. Por isso seu uso é essencial.

A cotoveleira funciona basicamente retendo calor na região do cotovelo. Isso auxilia na articulação sanguínea e evita as dores e lesões musculares.

Além disso, dependendo do tecido que você escolher, o item ainda pode proporcionar mais conforto.

JOELHEIRA

Esse equipamento tem a mesma função da cotoveleira: proteger suas articulações. Funciona com o mesmo princípio de manutenção da circulação sanguínea.

Além disso, os dois itens são grandes auxiliadores quando há alguma queda.  Amortecem o impacto e evita que você fique com aquele ralado – que geralmente demora meses para cicatrizar completamente.

Pessoal, essas dicas são para os atletas que priorizam a segurança na hora de praticar seus esportes.

Existem outros equipamentos de segurança que também são tão importantes quanto o que citamos aqui hoje.

Certifique-se de sempre estar seguro para amenizar suas quedas, principalmente se você está iniciando em algum esporte radical!

Esperamos que tenham gostado das dicas!