Se liga nessas dicas para um consumo mais consciente 😉
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), das 64 milhões de toneladas de resíduos gerados por ano no Brasil, 24 milhões seguem para destinos inadequados. Nessa lista vamos ensinar para você maneiras simples de produzir menos lixo em sua casa.
1- Transforme seu lixinho de pia em composto para as plantas da casa.
A compostagem é um processo onde transforma-se matéria orgânica do lixo próprio lixo em adubo. A mecânica é bem simples e dá para comprar uma composteira por pouco mais de cem reais online.
E não precisa se preocupar com espaço. Já existem composteiras que são próprias para lugares com pouco espaço, então, não há desculpa para ter seu próprio adubo.
2 – Ande com copos, garrafinhas e canecas reutilizáveis.
Além de lindos e práticos, os reutilizáveis são uma ótima forma de você se servir quantas vezes quiser sem sobrecarregar o meio ambiente usando vários copinhos de plástico.
3 – Recuse as embalagens na hora de comprar.
Crie o hábito de recusar embalagens. Você não precisa de uma sacola de cada loja e nem um embrulho para cada item que comprou, economize. Também quando puder, leve uma ecobag para fazer suas compras, reduzindo ainda mais o consumo de plástico.
4 – Compre roupas usadas e faça doações.
O consumo consciente vai além do consumo de embalagens. Apesar daquela peça que você não usa mais não costumar ir para o lixo, ela fica guardada no fundo do armário até você esquecer dela e acabar comprando outra peça, acumulando cada vez mais sem necessidade.
Brechós são uma ótima alternativa para quem quer comprar peças e quer diminuir o seu consumo. Então, além de comprar, quando puder, uma roupa usada, doe as suas peças que estão paradas em casa.
5 – Reutilize
Procure reutilizar todas as embalagens que você puder. Elas são super práticas, dá pra fazer de vaso para suas plantas ou organizar aquela gaveta do escritório 🙂
Quer saber mais como. produzir menos lixo? Confere o blog 5 dicas para você separar seu lixo corretamente