empreendedorismo

10 dicas para vender mobilidade elétrica e lucrar mais

A mobilidade elétrica vem caindo cada vez mais no gosto de uma parcela significativa da população, devido a facilidade para se locomover pelos grandes centros urbanos. Esse mercado deixou de focar apenas em carros de passeio e transportes públicos para incluir também bicicletas, patinetes, skates e longboard, atraindo um público-alvo bastante ativo na sociedade.

giphy

Com a febre recente dos patinetes elétricos e das bicicletas públicas, surgiram diversas oportunidades de revenda desses produtos em lojas especializadas, oferecendo cada vez mais dinamismo e conforto para esse consumidor.

Veja neste conteúdo as 10 dicas de como vender mobilidade elétrica no seu estabelecimento e continuar atualizado nas tendências desse mercado.

10 dicas para vender mobilidade elétrica e lucrar mais

Em 2019, algumas empresas lançaram um serviço de aluguel de patinete elétrico nos grandes centros urbanos, algo que passou a competir diretamente com as bicicletas que já faziam um grande sucesso entre os adeptos desse tipo de transporte. Embora tenha ocorrido alguns contratempos, envolvendo acidentes leves, diversos especialistas defenderam sua existência e apontaram para os grandes benefícios dessa locomoção mais limpa.

A popularidade desses produtos continua em alta, tendo visto um aumento exponencial nos últimos meses durante a pandemia e a facilidade de sair na rua sem causar aglomerações, preservando o bem-estar físico e mental.

Percebendo o aumento da demanda, muitos revendedores querem continuar apostando nesse mercado mesmo após a pandemia, mas cientes de que precisarão contar com um marketing bastante atrativo para conquistar a geração eletrônica. Pensando nisso, resolvemos separar 10 dicas para você vender mais e se tornar um lojista lucrativo nesse segmento.

1. Obtenha um markup atrativo

Um dos grandes desafios no momento da venda de um produto é a sua precificação. Com uma crise econômica em atividade, negociar valores com fornecedor e estipular um preço final para o cliente demanda um certo trabalho.

No caso dos produtos de mobilidade elétrica, o mercado sofre com a falta de incentivos tributários e uma alta carga de impostos contidas nos processos de importação.

Para que o negócio obtenha sustentabilidade no longo prazo, é interessante que o revendedor consiga manter um relacionamento saudável com esse fornecedor além de estar sempre analisando os preços de seus principais concorrentes para oferecer um valor atrativo que justifique a qualidade do produto que será vendido.

Na Two Dogs por exemplo, adotamos uma política de padrão de preço para nossas revendas, para que a concorrência seja justa em toda a rede de revendas.

2. Busque a fidelização do seu cliente

Antigamente o grande jargão entre os comerciantes era de que o cliente tem sempre razão, embora essa frase não vigore mais com tanto afinco, esse consumidor ainda tem grande importância para o seu negócio, fazendo com que a sua percepção e satisfação façam toda a diferença na competitividade da loja dentro do mercado.

Sendo assim, muito além de oferecer um preço mais atrativo, seu empreendimento também deve atrair esse cliente com estratégias de marketing que entenda suas necessidades de consumo. Mesmo que a sua loja seja física, marque presença no ambiente online, estude o ambiente em que ele está inserido e comece a gerar conteúdos de valor.

3. Seja uma autoridade em sustentabilidade ambiental

Grande parte do seu público-alvo também está inserido em um grupo que defende medidas mais sustentáveis para a mobilidade, diminuindo os índices de poluição no meio-ambiente. Dessa maneira, antes de fechar acordos com fornecedores, entenda o que aquele produto tem a oferecer de energia limpa e qual seu impacto na rotina de uma cidade.

Role Patinete Modelo Rafael 15 min 1

4. Atendimento personalizado ao cliente

Assim como o seu cliente hoje quer consumir conteúdos informativos e de impacto sobre o seu produto, ele também quer manter um relacionamento mais próximo da loja que ele deseja depositar sua confiança, dessa maneira, é importante que o seu empreendimento tenha um atendimento ao cliente bastante personalizado que entenda os anseios, sugestões e reclamações do público-alvo. Mas também entenda sobre o produto que está oferecendo, sobre os benefícios e vantagens.

5. Treine sua equipe para vender melhor

Se a sua loja já contém funcionários que auxiliam os clientes que a visitam, é importante que esse vendedor saiba explicar as especificidades do produto que o consumidor gostaria de obter. Lembre-se que a mobilidade elétrica possui um público que está sempre ligado nos debates e nas notícias que surgem no meio digital, qualquer amadorismo durante essa possível venda pode afastar o cliente de concluir sua compra.

Treinar uma equipe para vender melhor não é o mesmo que manter um relacionamento saudável com a mesma, são dinâmicas diferentes que podem ser aplicadas dentro da loja. Um comerciante pode ter uma excelente equipe de vendedores, mas não estimula o crescimento profissional dos mesmos no sentido de conhecimento sobre os produtos a serem vendidos. Isso também pode ocorrer na situação contrária.

6. Invista em pesquisas de satisfação

Uma boa estratégia para continuar crescendo no seu negócio, é investir também em um pós-venda mais humanizado. Uma medida que pode ser adotada é realizar uma pesquisa de satisfação, procure o cliente novamente depois de garantir uma venda, veja como ele está se saindo com o produto, quais dúvidas ele teve e aproveite para oferecer outros acessórios para melhorar a sua experiência.

7. Pesquise por produtos de qualidade antes de quantidade

Um erro muito comum entre lojistas especializados em revenda é adquirir uma grande quantidade de uma determinada marca sem entender a fundo a qualidade que aquele produto pode trazer para o cliente, apenas por estar mais em evidências dentro daquele público-alvo. Sendo assim, é importante estudar cada fornecedor a fundo para entender a qualidade do material e o que você poderá garantir para o consumidor.

8. Tenha visibilidade no ambiente virtual

O cliente também compra bastante com os olhos e gosta de pesquisar tudo antes de decidir se irá comprar ou não aquele produto. Pensando nisso, é importante que você construa um website, ou até mesmo aposte em mídias sociais para a sua loja, que seja atrativo o suficiente para o seu cliente não desistir no primeiro click.

Ofereça categorias bem-marcadas para cada produto, invista em produção audiovisual testando o item na prática e por que não manter um blog com artigos interessantes sobre a mobilidade elétrica?

9. Inove no conteúdo

O consumidor de produtos de mobilidade elétrica, como já mencionado anteriormente, está sempre conectado à internet, e grande parte desse público-alvo está também bastante ativo nas principais redes sociais. Manter uma página no Instagram ou no Facebook é bom, mas já pensou em atrair um potencial consumidor que é ativo em redes como TikTok? Além de elaborar um conteúdo bem diferente do tradicional, você ainda consegue conquistar um público mais jovem e entusiasmado a consumidor qualquer tipo de tecnologia.

10. Mantenha um bom relacionamento com a sua equipe

Por último, mas não menos importante, busque sempre construir um relacionamento interpessoal de qualidade com a sua equipe, afinal, são eles que te ajudarão a vender mais e atrair a simpatia de clientes para voltarem a comprar na loja. Ofereça feedbacks construtivos quanto ao trabalho desempenhado, abra oportunidade para o diálogo, entenda o que pode não estar dando certo. São pequenos hábitos que farão toda a diferença na produtividade desse funcionário trazendo beneficio para ambos.

Conheça mais dos produtos que a Two Dogs tem para oferecer para a sua loja e comece hoje a conquistar mais clientes.

giphy

Pesquisa Two Dogs Clique Aqui

Popular requests:
Comece a digitar para ver os produtos que você procura.