O surf é um esporte que tem se tornado cada vez mais moderno, exigindo cada vez mais treinamentos para suportar as manobras pesadas.
Para quem pratica, é preciso ter disciplina para treinar o corpo e criar resistência física para não sofrer lesões de sobrecarga nos membros superiores, nos joelhos ou até mesmo coluna.
Os exercícios que envolvem a propriocepção, ou seja, aqueles que melhoram a capacidade da orientação, da posição e da localização espacial do corpo são essenciais para quem pratica o surf.
Nesta matéria, separamos as duas dicas preventivas realizadas fora da água que parecem ser simples mas que são de extrema importancia para te manter com um condicionamento físico ideal e livre de lesões.
TREINAMENTO DE EQUILÍBRIO
Conhecido como Vibeboard, este aparelho melhora o condicionamento físico, aperfeiçoa o equilíbrio e flexibilidade.
Traz mais agilidade, resistência e também a coordenação motora do surfista.
Para quem está começando, se manter em cima da prancha já serve como um treinamento.
Para os profissionais mais avançados, recomenda-se realizar exercícios de agachamento ou tentar se equilibrar com os olhos fechados. Sempre cuidando da postura, simulando movimentos feitos dentro da água.
Lesões no surf
FLEXIBILITY TRAINING
Exercícios que envolvem a flexibilidade do corpo também deve ser feito. Muitos atletas machucam a musculatura por encurtamento devido a força realizada dentro do mar.
Veja quais locais pegam mais na prática e tente trabalhar esses lugares mais vezes. A coxa costuma ser o principal ponto de encurtamento.
Realize treinos que envolvam alongamentos pré e pós surf e intensifique cada vez mais. Outras regiões também devem ser treinadas como o pescoço, costas, panturrilha, peitoral e abdômen.
Deixamos um vídeo com um treino certo para você que quer criar resistência, força e equilíbrio na hora de surfar: